9ª CONVOCAÇÃO DA LISTA DE ESPERA SiSU 2013/1 - Publicado em 25/10/2013


A Pró-Reitoria de Graduação da FURG divulga a 9ª Convocação para Chamada Nominal Presencial e Solicitação de Matrícula referente ao curso de Enfermagem, com ingresso no 2º semestre letivo de 2013. A matrícula acontecerá no dia 30 de outubro de 2013, às 14h, na Coordenação de Registro Acadêmico - CRA, localizado no Prédio da Reitoria,  Campus Carreiros, na Avenida Itália, Km 08, Rio Grande – RS.

 

Confira a relação de Convocados!

 

Atenção:

Alertamos que toda a documentação exigida para a solicitação de matrícula, bem como para comprovação do atendimento aos critérios do PROAI e da reserva de vagas, encontra-se no Termo de Adesão da FURG ao SiSU e no Edital Nº 1/2012, da FURG, disponíveis neste endereço eletrônico.

 

 

8ª CONVOCAÇÃO DA LISTA DE ESPERA SiSU 2013/1 - Publicado em 18/10/2013


A Pró-Reitoria de Graduação da FURG divulga a 8ª Convocação para Chamada Nominal Presencial e Solicitação de Matrícula referente aos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Enfermagem, com ingresso no 2º semestre letivo de 2013. A matrícula acontecerá no dia 23 de outubro de 2013, às 14h, no Prédio 04, salas 4113, 4114 e 4115, localizado no Campus Carreiros, na Avenida Itália, Km 08, Rio Grande – RS.

 

Confira a relação de Convocados! 

 

Atenção:

Alertamos que toda a documentação exigida para a solicitação de matrícula, bem como para comprovação do atendimento aos critérios do PROAI e da reserva de vagas, encontra-se no Termo de Adesão da FURG ao SiSU e no Edital Nº 1/2012, da FURG, disponíveis neste endereço eletrônico.

 

7ª CONVOCAÇÃO DA LISTA DE ESPERA SISU 2013/1 - Publicado em 03/07/2013


A Pró-Reitoria de Graduação da FURG divulga a 7ª Convocação para Chamada Nominal Presencial e Solicitação de Matrícula. A matrícula acontecerá no dia 09 de julho de 2013, às 14h, no CIDEC-Sul. Confira a relação de candidatos convocados!

 

COMPLEMENTAÇÃO DA 6ª CONVOCAÇÃO DA LISTA DE ESPERA SISU 2013/1 - Publicado em 07/06/2013


A Pró-Reitoria de Graduação da FURG divulga a Complementação da 6ª Convocação para Chamada Nominal Presencial e Solicitação de Matrícula. A matrícula acontecerá no dia 10 de junho de 2013, às 14h, no CIDEC-Sul para os cursos ministrados em Rio Grande. Confira a relação de candidatos convocados!

 

 

6ª CONVOCAÇÃO DA LISTA DE ESPERA SISU 2013/1 - Publicado em 05/06/2013


A Pró-Reitoria de Graduação da FURG divulga a 6ª Convocação para Chamada Nominal Presencial e Solicitação de Matrícula. A matrícula acontecerá no dia 10 de junho de 2013, às 14h, no CIDEC-Sul para os cursos ministrados em Rio Grande. Confira a relação de candidatos convocados!

 

TROCA DE SEMESTRE - Publicado em 05/06/2013

 

A Prograd comunica que a estudante abaixo relacionada foi remanejada do segundo semestre para o  primeiro semestre no curso de Administração.

 

- Simone Silva Porto

 

5ª CONVOCAÇÃO DA LISTA DE ESPERA SISU 2013/1 - Publicado em 23/5/2013

A Pró-Reitoria de Graduação da FURG divulga a 5ª Convocação para Chamada Nominal Presencial e Solicitação de Matrícula. A matrícula acontecerá no dia 27 de maio de 2013, às 14h, no CIDEC-Sul para os cursos ministrados em Rio Grande e em Santa Vitória do Palmar, para o curso de Turismo Binacional. Confira a relação de candidatos convocados!

 

 

TROCA DE SEMESTRE - Publicado em 23/5/2013

Está disponível no link abaixo a nova relação de estudantes que ingressam no primeiro semestre nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Enfermagem.

Ingressantes no primeiro semestre

 

4ª CONVOCAÇÃO DA LISTA DE ESPERA SISU 2013/1 - Publicado em 25/4/2013

A Pró-Reitoria de Graduação da FURG divulga a 4ª Convocação para Chamada Nominal Presencial e Solicitação de Matrícula. A matrícula acontecerá no dia 02 de maio de 2013, às 9h, no CIDEC-Sul.

Confira a relação de candidatos convocados!

 

Horários das disciplinas dos ingressantes no primeiro semestre de 2013 - Publicado em 25/4/2013

Comunicamos aos estudantes ingressantes no primeiro semestre de 2013 que já está disponível a consulta aos horários das disciplinas. Na página www.furg.br, o estudante poderá consultar seu quadro de horários informando o número de inscrição no ENEM e seu CPF.

Também está disponível no link abaixo a relação de estudantes que ingressam no primeiro semestre nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Enfermagem. 

Ingressantes no primeiro semestre

 

 

MATRÍCULAS DA 3ª CONVOCAÇÃO DA LISTA DE ESPERA SISU 2013/1 - Publicado em 03/04/13

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG, através da Pró-Reitora de Graduação, Prof.ª Denise Maria Varella Martinez, no uso de suas atribuições, CONVOCA os candidatos nominados a seguir para comparecerem nos locais e horários indicados pelo cronograma a fim de efetivarem a solicitação de matrícula nas vagas remanescentes nos Cursos de Graduação, ofertados pela FURG, para ingresso nos 1º e 2º semestres de 2013, conforme Lista de Espera.

 

Lista de Convocados

 

1- As chamadas nominais presenciais da Lista de Espera e a solicitação de matrícula serão realizadas no Município em que é ministrado o curso para o qual o candidato foi aprovado, conforme Termo de Adesão da FURG ao SiSU, e obedecerá ao disposto no cronograma abaixo:

 

CRONOGRAMA


3ª Convocação

 

 

 

 

Chamada Nominal Presencial e Solicitação de Matrícula

Horário

08/4/2013 – SEGUNDA-FEIRA:

Turismo Binacional – Santa Vitória do Palmar/RS

 

Administração

Arqueologia

Arquivologia

Artes Visuais

Biblioteconomia

Ciências Biológicas – Bacharelado

Ciências Biológicas – Licenciatura

Ciências Contábeis

Ciências Econômicas

Direito – Diurno

Direito – Noturno

Educação Física

Enfermagem

Eng. Alimentos

Eng. Automação

Eng. Bioquímica

Eng. Civil

Eng. Civil Empresarial

Eng. Civil, Costeira e Portuária

Eng. Computação

Eng. Mecânica

Eng. Mecânica Empresarial

Eng. Mecânica Naval

Eng. Química

Geografia – Bacharelado

Geografia – Licenciatura

História – Licenciatura

Letras Português/Espanhol – Diurno

Letras Português /Espanhol – Noturno

Letras Português /Inglês

Letras/Português

Matemática – Licenciatura

Medicina

Oceanologia

Pedagogia – Diurno

Pedagogia – Noturno

Psicologia

Química – Licenciatura

Sistemas de Informação

Tecnologia em Gestão Ambiental – Rio Grande/RS

Tecnologia em Toxicologia Ambiental

9h

Locais onde ocorrerão as chamadas nominais presenciais e solicitação de matrícula

Cursos com sede nos Campi de Rio Grande-RS

Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico - CIDEC-SUL do Campus Carreiros da FURG (Av. Itália, Km8 s/n°)

Curso com sede no Campus em Santa Vitória do Palmar-RS

Rua Glicério Pires de Carvalho, 81, Bairro Coxilha





 

2- O candidato convocado que não puder comparecer poderá nomear procurador, o qual deverá apresentar-se no local conforme cronograma portando procuração com firma reconhecida em cartório.

 

3- Não será permitido o ingresso de candidato, ou de seu representante legal, para a chamada nominal presencial após o horário de início da mesma (9h). Recomendamos o comparecimento no local indicado 30 minutos antes do horário de início da chamada nominal presencial.

 

4- Não serão realizadas matrículas fora do local e data estipulados para cada curso de graduação.

 

5- A classificação na Lista de Espera levará em conta a bonificação de 6% atribuída aos candidatos optantes pelo Programa de Ação Inclusiva – PROAI.

 

6- Os candidatos na condição de suplentes que não comparecerem quando convocados estarão excluídos do certame.

 

7- Os estudantes que optaram por concorrer às vagas reservadas e que não foram selecionados terão assegurado o direito de concorrer às demais vagas, sendo reposicionados na lista de ampla concorrência nas convocações para Chamadas Nominais Presenciais da Lista de Espera.

 

8- Toda a documentação exigida para a solicitação de matrícula, bem como para comprovação do atendimento aos critérios do PROAI e da reserva de vagas, encontra-se no Termo de Adesão da FURG ao SISU e no Edital nº1/2012, da FURG, disponíveis em www.sisu.furg.br

 

9- O não cumprimento dos critérios estabelecidos pelo PROAI ou pela reserva de vagas, a ausência do candidato, ou de seu representante legal, na data, local e hora definidas pelo cronograma, bem como a falta de documentação exigida no ato da matrícula implicarão a perda da vaga no curso para o qual o candidato foi selecionado.


 

 

MATRÍCULAS DA 2ª CONVOCAÇÃO DA LISTA DE ESPERA SISU 2013/1 - Publicado em 18/03/13


A Pró-Reitoria de Graduação reitera aos candidatos convocados, como titulares e suplentes, na 2ª Chamada Nominal Presencial que a matrícula ocorrerá em dois dias:

 

- 19 de março, terça-feira, para os cursos ofertados nos municípios de Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha.

- 20 de março, quarta-feira, para os cursos ofertados no município do Rio Grande.

 

A PROGRAD alerta que o horário máximo para entrada nos locais da chamada nominal e da matrícula é até as 9h e sugere que os candidatos, ou seus representantes legais, estejam presentes no local com, no mínimo, 30 minutos de antecedência. O não comparecimento do candidato convocado, ou de seu representante legal, seja na condição de titular, seja suplente, implica perda da vaga e exclusão do certame.

Não serão realizadas matrículas fora do horário, local e data estipulados na 2ª Convocação, disponível em www.sisu.furg.br.

Os candidatos que nomearem procurador deverão fazê-lo por meio de procuração com firma reconhecida em cartório, e o procurador deverá entregar a procuração no momento da chamada nominal.

 

 

2ª Convocação da Lista de Espera SISU 1/2013 - Publicada em 14/03/2013


FURG divulga Convocação para 2ª Chamada Nominal Presencial, com data, local e horários de solicitação de matrícula dos candidatos selecionados.

 

CRONOGRAMA

2ª Convocação

 

 

 

 

Chamada Nominal Presencial e Solicitação de Matrícula


Horário

19/3/2013 – TERÇA-FEIRA:

Eng. Agroindustrial/Agroquímica - Santo Antônio da Patrulha/RS

Eng. Agroindustrial/Indústrias Alimentícias – Santo Antônio da Patrulha/RS

Tecnologia em Gestão Ambiental – São Lourenço do Sul/RS

Turismo Binacional – Santa Vitória do Palmar/RS

 


9h

 

20/3/2013 – QUARTA-FEIRA:

 

Administração

Arqueologia

Arquivologia

Artes Visuais

Biblioteconomia

Ciências Biológicas – Bacharelado

Ciências Biológicas – Licenciatura

Ciências Contábeis

Ciências Econômicas

Direito – Diurno

Direito – Noturno

Educação Física

Enfermagem

Eng. Alimentos

Eng. Automação

Eng. Bioquímica

Eng. Civil

Eng. Civil Empresarial

Eng. Civil, Costeira e Portuária

Eng. Computação

Eng. Mecânica

Eng. Mecânica Empresarial

Eng. Mecânica Naval

Eng. Química

Geografia – Bacharelado

Geografia – Licenciatura

História – Bacharelado

História – Licenciatura

Letras/Espanhol – Diurno

Letras/Espanhol – Noturno

Letras/Inglês

Letras/Português

Matemática – Licenciatura

Matemática Aplicada

Medicina

Oceanologia

Pedagogia – Diurno

Pedagogia – Noturno

Psicologia

Química - Bacharelado

Química – Licenciatura

Sistemas de Informação

Tecnologia em Gestão Ambiental – Rio Grande/RS

Tecnologia em Toxicologia Ambiental


9h

Locais onde ocorrerão as chamadas nominais presenciais e solicitação de matrícula

Cursos com sede nos Campi de Rio Grande-RS

Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico - CIDEC-SUL do Campus Carreiros da FURG (Av. Itália, Km8 s/n°)

Curso com sede no Campus em Santa Vitória do Palmar-RS

Rua Glicério Pires de Carvalho, 81, Bairro Coxilha

Cursos com sede no Campus em Santo Antônio da Patrulha-RS

Rua Barão do Caí, 125, Bairro Cidade Alta

Curso com sede no Campus em São Lourenço do Sul-RS

Rua Marechal Floriano Peixoto, 2236, Centro


Orientações sobre a 2ª Convocação da Lista de Espera SISU 1/2013 - Publicado em 07/03/2013

 

A Pró-Reitoria de Graduação comunica que a 2ª Convocação de candidatos inscritos na Lista de Espera SISU 1/2013 será divulgada até sexta-feira, dia 15, nos sites www.furg.br e www.sisu.furg.br.

A 2ª Chamada Nominal Presencial e Solicitação de Matrícula, referente à Lista de Espera SISU 1/2013, acontecerá no dia 19 de março de 2013, terça-feira, para os cursos ministrados em São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha, e no dia 20 de março de 2013, quarta-feira, para os cursos ministrados em Rio Grande. O candidato deverá comparecer no dia especificado para a matrícula de seu curso, conforme disposto na Convocação. Não serão realizadas matrículas fora do local, data e hora estipulados para cada curso de graduação.

O candidato convocado, seja titular, seja suplente, deverá comparecer no dia e hora indicados no cronograma, conforme disposto na Convocação. Quem estiver impedido de comparecer, poderá nomear procurador como seu representante legal, o qual deverá apresentar-se na hora e local indicado portando procuração com firma reconhecida em cartório.

Os candidatos convocados para a 2ª Chamada Nominal Presencial e Solicitação de Matrícula somente poderão entrar no local indicado na convocação até as 9 horas. Após este horário, não será permitida a entrada de quaisquer outros candidatos ou familiares.

Destacamos, ainda, que os candidatos selecionados deverão entregar toda a documentação exigida no ato da matrícula, conforme consta no Termo de Adesão da FURG ao SISU e no Edital nº 1/2012.

O não cumprimento dos critérios estabelecidos pelo PROAI ou pela reserva de vagas, a ausência do candidato, ou de seu representante legal, na data e hora definidas pelo cronograma, bem como a falta de documentação exigida no ato da matrícula implicarão a perda da vaga no curso para o qual o candidato foi selecionado.

Os candidatos, titulares e suplentes, que não comparecem quando convocados estarão excluídos do certame.

O Termo de Adesão da FURG ao SISU e o Edital nº1/2012, da FURG estão disponíveis neste site.

 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A LISTA DE ESPERA DO SiSU 1/2013 - Publicado em 01/03/2013

 

1- Quem está na Lista Geral de Classificados, mas não foi convocado, precisa comparecer?

Não. Deverá comparecer exclusivamente aqueles candidatos convocados, seja como titular, seja como suplente.

 

2- Haverá uma 2ª Convocação? E quando?

Sim. Até preenchermos todas as vagas de todos os cursos, haverá novas convocações de candidatos inscritos na Lista de Espera, respeitando o limite de 25% de faltas permitido ao estudante (isso deve ir até meados de junho). A próxima convocação, se necessária, deverá sair na próxima semana.

 

3- Candidato convocado como suplente precisa vir no dia da convocação?

Sim. Todo candidato convocado, titular e suplente, deverá comparecer. O não comparecimento caracteriza desistência da vaga e o candidato estará excluído do certame.

 

4- Tanto faz o dia para realizar a matrícula?

Não. O candidato deverá comparecer no dia especificado para a matrícula de seu curso.

 

5- Se o candidato estiver impedido de comparecer na data e hora da matrícula, ele pode realizá-la em outro dia?

Não. O candidato que não puder comparecer na data da convocação poderá nomear um procurador para representá-lo em sua ausência. (procuração com firma reconhecida)

 

6- Posso realizar matrícula faltando algum documento?

Não. Todos os documentos exigidos deverão ser entregues no ato da matrícula, sob pena de perda da vaga.

 

7- O Registro Acadêmico funcionará nos dias de matrícula?

Não. O CRA estará 100% envolvido na dinâmica das matrículas e não atenderá ao público em geral nos dias de matrícula da Lista de Espera.

 

8- O candidato poderá chegar no local da matrícula a qualquer hora?

Não. Os portões de todos os locais de matrícula (RG, SAP, SLS e SVP) fecharão às 9h, não sendo permitida a entrada depois deste horário.

 

9- Candidatos das modalidades de vagas reservadas pela Lei 12.711/2012 concorrerão também às vagas de ampla concorrência?

Sim. Conforme dispõe a Portaria 21/2012 – MEC, todo candidato que não for selecionado na sua reserva de vaga, tem assegurado o direito de ser reposicionado e continuar concorrendo nas vagas de ampla concorrência.

 

 

LISTA DE ESPERA DO SiSU 1/2013 da FURG - Publicado em 21/02/2013

 

FURG divulga Classificação Geral da Lista de Espera do SiSU 1/2013, Lista dos Convocados para 1ª Chamada Nominal Presencial e Convocação com data, local e horários de solicitação de matrícula dos candidatos selecionados.

 

CRONOGRAMA

1ª Convocação

 

 

 

 

Chamada Nominal Presencial e Solicitação de Matrícula

Horário

26/02/2013– terça-feira:

Administração

Ciências Contábeis

Ciências Econômicas

Arqueologia

Arquivologia

Ciências Biológicas – Bacharelado

Ciências Biológicas – Licenciatura

Geografia – Bacharelado

Geografia – Licenciatura

Eng. Bioquímica

Eng. Civil

Eng. Civil, Costeira e Portuária

Eng. Civil Empresarial

Eng. Alimentos

Eng. Automação

Eng. Computação

Eng. Mecânica

Eng. Mecânica Empresarial

Eng. Mecânica Naval

Eng. Química

Turismo Binacional – Santa Vitória do Palmar

Eng. Agroindustrial/Agroquímica - Santo Antônio da Patrulha

Eng. Agroindustrial/Indústias Alimentícias – Santo Antônio da Patrulha

Tecnologia em Gestão Ambiental – São Lourenço do Sul

 

 

 

 

 

 

9h

 

 

 

 Os portões fecharão exatamente às 9h.

27/02/2013 – quarta-feira:

Direito – Diurno

Direito – Noturno

História – Bacharelado

História – Licenciatura

Letras/Português

Letras/Inglês

Letras/Espanhol – Diurno

Letras/Espanhol – Noturno

Letras/Francês

Física

Artes Visuais

Biblioteconomia

Matemática – Licenciatura

Matemática Aplicada

Medicina

Oceanologia

Pedagogia – Diurno

Pedagogia – Noturno

Psicologia

Química – Licenciatura

Química - Bacharelado

Sistemas de Informação

Tecnologia em Toxicologia Ambiental

Enfermagem

Tecnologia em Gestão Ambiental – Rio Grande

Educação Física

 

 

 

 

9h

 

 

 

Os portões fecharão exatamente às 9h.

Locais onde ocorrerão as chamadas nominais presenciais e solicitação de matrícula

Cursos com sede nos Campi de Rio Grande-RS

Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico - CIDEC-SUL do Campus Carreiros da FURG (Av. Itália, Km8 s/n°)

Curso com sede no Campus em Santa Vitória do Palmar-RS

Rua Glicério Pires de Carvalho, 81, Bairro Coxilha

Cursos com sede no Campus em Santo Antônio da Patrulha-RS

Rua Barão do Caí, 125, Bairro Cidade Alta

Curso com sede no Campus em São Lourenço do Sul-RS

Rua Marechal Floriano Peixoto, 2236, Centro

 

Orientações sobre a 1ª Convocação da Lista de Espera SISU 1/2013 - Publicado em 20/02/2013

 

A Pró-Reitoria de Graduação comunica que a convocação de candidatos inscritos na Lista de Espera SISU 1/2013 será divulgada até sexta-feira, dia 22, nos sites www.furg.br e www.sisu.furg.br, juntamente com a Lista Geral de Classificados na Lista de Espera.

A 1ª Chamada Nominal Presencial e Solicitação de Matrícula, referente à Lista de Espera SISU 1/2013, acontecerá nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2013, nos municípios onde os cursos são oferecidos. O candidato deverá comparecer no dia especificado para a matrícula de seu curso, conforme disposto na Convocação.

Os candidatos convocados para a 1ª Chamada Nominal Presencial e Solicitação de Matrícula somente poderão entrar no local até as 09 horas. Depois deste horário, não será permitida a entrada de quaisquer outros candidatos.

Lembramos que, em virtude de o CIDEC-Sul sediar a Feira do Polo Naval 2013, o espaço do estacionamento está sendo preparado para a montagem dos estandes. Por essa razão, a PROGRAD sugere aos candidatos que cheguem ao Campus Carreiros com bastante antecedência para que possam procurar estacionamento em outros prédios, como o Prédio 4 e a Reitoria.

Salientamos que a matrícula deverá ser realizada no município em que o curso é oferecido, na data e horário indicados no cronograma. Não serão realizadas matrículas fora do local e data estipulados para cada curso de graduação.

Destacamos, ainda, que os candidatos selecionados deverão entregar toda a documentação exigida no ato da matrícula, conforme consta no Termo de Adesão da FURG ao SISU e no Edital nº 1/2012.

O não cumprimento dos critérios estabelecidos pelo PROAI ou pela reserva de vagas, a ausência do candidato, ou de seu representante legal, na data e hora definidas pelo cronograma, bem como a falta de documentação exigida no ato da matrícula implicarão a perda da vaga no curso para o qual o candidato foi selecionado.

Os candidatos na condição de suplentes que não comparecem quando convocados estarão excluídos do certame.

O Termo de Adesão da FURG ao SISU e o Edital nº1/2012, da FURG, disponíveis neste site.


A Pró-Reitoria de Graduação alerta os candidatos inscritos na Lista de Espera - SiSU 1/2013 para a documentação a ser entregue no ato da solicitação de matrícula. Os candidatos deverão observar a modalidade de ingresso nos cursos: Ampla Concorrência, Ampla Concorrência com bonificação do PROAI para candidatos com deficiência e reserva de vagas na forma da Lei 12.711/2012.


Ampla concorrência:
Documentos para matrícula
O processo de matrícula na FURG ocorre em duas etapas:
1ª ETAPA - Realização de matrícula: consiste na entrega dos seguintes documentos:
1 - Original ou fotocópia autenticada em cartório do certificado ou atestado de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º
Grau);
2 - Original ou fotocópia autenticada em cartório do histórico escolar. A cópia autenticada em cartório do Diploma de
Cursos Superior, registrado, substitui o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e o Histórico escolar e os demais
certificados.
3- fotocópia da certidão de nascimento ou casamento;
4- fotocópia do certificado de reservista ou de alistamento no Serviço Militar para candidatos do sexo masculino;
5- fotocópia do título de eleitor e do comprovante de votação na última eleição, se maior de 18 anos;
6- fotocópia do CPF ou do comprovante de inscrição do CPF emitido pela Receita Federal do Brasil;
7- fotocópia da carteira de identidade;

8- uma foto 3x4.

2ª ETAPA - Confirmação de matrícula: será realizada na Coordenação de Curso durante a primeira semana de aulas, através da assinatura da ata de confirmação.
Obs: Os candidatos devem ficar atentos a toda a documentação necessária para a realização da matrícula, pois não serão aceitos documentos fora dos prazos estabelecidos pelo MEC, sob pena de perder a vaga.

Vagas reservadas - Lei nº 12.711/2012:


1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).


O processo de matrícula na FURG ocorre em duas etapas.


1ª ETAPA - Realização de matrícula: consiste na entrega dos seguintes documentos:
1 - Original ou fotocópia autenticada em cartório do certificado ou atestado de conclusão do Ensino Médio (antigo 2ºGrau);
2 - Original ou fotocópia autenticada em cartório do histórico escolar.
3- fotocópia da certidão de nascimento ou casamento;
4- fotocópia do certificado de reservista ou de alistamento no Serviço Militar para candidatos do sexo masculino;
5- fotocópia do título de eleitor e do comprovante de votação na última eleição, se maior de 18 anos;
6- fotocópia do CPF ou do comprovante de inscrição do CPF emitido pela Receita Federal do Brasil;
7- fotocópia da carteira de identidade;
8- uma foto 3x4.
9 - Documentação dos componentes da família nuclear (residentes no mesmo imóvel, com a mesma dependência financeira):
a) Fotocópia dos documentos de identidade de todos os membros do grupo familiar e das certidões de nascimento daqueles que não possuem este documento.
b) Fotocópia da certidão de casamento dos mantenedores do orçamento familiar.
c) Fotocópia de certidão de óbito de pessoas que mantinham o orçamento familiar, se for o caso.


Para efeitos do disposto no item 9 deste Termo de Adesão, considera-se o item o Art 2°, incisos II, IV, V e VI da Portaria Normativa N° 18, de 11, de outubro de 2012 que prevê:
" III - família, a unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada por outras pessoas que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar, todas moradoras em um mesmo domicílio;
IV - morador, a pessoa que tem o domicílio como local habitual de residência e nele reside na data de inscrição do estudante no concurso seletivo da instituição federal de ensino;
V - renda familiar bruta mensal, a soma dos rendimentos brutos auferidos por todas as pessoas da família, calculada na forma do disposto nesta Portaria.
VI - renda familiar bruta mensal per capita, a razão entre a renda familiar bruta mensal e o total de pessoas da família, calculada na forma do art. 7o desta Portaria."

 

Comprovantes da renda familiar bruta mensal:

Trabalhadores Assalariados
Contracheques;
Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;
CTPS registrada e atualizada;
CTPS registrada e atualizada ou carnê do INSS com recolhimento em dia, no caso de empregada doméstica;
Extrato atualizado da conta vinculada do trabalhador no FGTS;
Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.

Atividade Rural
Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;
Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica - IRPJ;
Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros da família, quando for o caso;
Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas;
Notas fiscais de vendas.

Aposentados e Pensionistas
Extrato mais recente do pagamento de benefício;
Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;
Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.

Autônomos e Profissionais Liberais
Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;
Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros de suafamília, quando for o caso;
Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada;
Extratos bancários dos últimos três meses.

Rendimentos de Aluguel ou Arrendamento de Bens Móveis e Imóvéis.

Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.
Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimentos.


2ª ETAPA - Confirmação de matrícula: será realizada na Coordenação de Curso durante a primeira semana de aulas, através da assinatura da ata de confirmação.


Observações:
1 - Somente serão aceitos, para fins de comprovação de conclusão do Ensino Médio em escolas da rede pública os seguintes documentos além dos já citados nos itens 1 e 2 deste Termo: Certificado obtido: a) na modalidade de Educação de Jovens e adultos; b) na conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Médio – ENEM; c) no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e adultos – ENCCEJA; d) nos exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Para os candidatos
inscritos nas vagas reservadas pela Lei N° 12.711/2012 não será aceito o Diploma de Curso Superior para fins de comprovação de ter cursado integralmente o Ensino Médio em Escolas da Rede Pública.
2 - A prestação de informação falsa pelo estudante ensejará o cancelamento de sua matrícula na FURG, conforme prevê o Art. 9° da Portaria Normativa N° 18 de 11 de outubro de 2012.
3 - Os candidatos devem ficar atentos a toda a documentação necessária para a realização da matrícula, pois não serão aceitos documentos fora dos prazos estabelecidos pelo MEC, sob pena de perder a vaga.
4 - Para comprovação da renda familiar, deverão ser apresentados os documentos originais acompanhados de fotocópia simples ou fotocópia autenticada de cada documento.


2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).


O processo de matrícula na FURG ocorre em duas etapas.


1ª ETAPA - Realização de matrícula: consiste na entrega dos seguintes documentos:
1 - Original ou fotocópia autenticada em cartório do certificado ou atestado de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º
Grau);
2 - Original ou fotocópia autenticada em cartório do histórico escolar.
3- fotocópia da certidão de nascimento ou casamento;
4- fotocópia do certificado de reservista ou de alistamento no Serviço Militar para candidatos do sexo masculino;
5- fotocópia do título de eleitor e do comprovante de votação na última eleição, se maior de 18 anos;
6- fotocópia do CPF ou do comprovante de inscrição do CPF emitido pela Receita Federal do Brasil;
7- fotocópia da carteira de identidade;
8- uma foto 3x4.
9 - Documentação dos componentes da família nuclear (residentes no mesmo imóvel, com a mesma dependência financeira):
a) Fotocópia dos documentos de identidade de todos os membros do grupo familiar e das certidões de nascimento daqueles que não possuem este documento.
b) Fotocópia da certidão de casamento dos mantenedores do orçamento familiar.
c) Fotocópia de certidão de óbito de pessoas que mantinham o orçamento familiar, se for o caso.
Para efeitos do disposto no item 8 deste Termo de Adesão, considera-se o item o Art 2°, incisos II, IV, V e VI da Portaria Normativa N° 18, de 11, de outubro de 2012 que prevê:
" III - família, a unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada por outras pessoas que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar, todas moradoras em um mesmo domicílio;
IV - morador, a pessoa que tem o domicílio como local habitual de residência e nele reside na data de inscrição do estudante
no concurso seletivo da instituição federal de ensino;
V - renda familiar bruta mensal, a soma dos rendimentos brutos auferidos por todas as pessoas da família, calculada na forma do disposto nesta Portaria.
VI - renda familiar bruta mensal per capita, a razão entre a renda familiar bruta mensal e o total de pessoas da família, calculada na forma do art. 7o desta Portaria."

 

Comprovantes da renda familiar bruta mensal:

Trabalhadores Assalariados
Contracheques;
Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;
CTPS registrada e atualizada;
CTPS registrada e atualizada ou carnê do INSS com recolhimento em dia, no caso de empregada doméstica;
Extrato atualizado da conta vinculada do trabalhador no FGTS;
Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.


Atividade Rural

Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;
Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica - IRPJ;
Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros da família, quando for o caso;
Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas;
Notas fiscais de vendas.


Aposentados e Pensionistas

Extrato mais recente do pagamento de benefício;
Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;
Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.

Autônomos e Profissionais Liberais
Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;
Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros de suafamília, quando for o caso;
Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada;
Extratos bancários dos últimos três meses.


Rendimentos de Aluguel ou Arrendamento de Bens Móveis e Imóvéis.

Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.
Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimentos.


3 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolaspúblicas (Lei nº 12.711/2012).

 

1ª ETAPA - Realização de matrícula: consiste na entrega dos seguintes documentos:


1 - Original ou fotocópia autenticada em cartório do certificado ou atestado de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º Grau);
2 - Original ou fotocópia autenticada em cartório do histórico escolar.
3- fotocópia da certidão de nascimento ou casamento;
4- fotocópia do certificado de reservista ou de alistamento no Serviço Militar para candidatos do sexo masculino;
5- fotocópia do título de eleitor e do comprovante de votação na última eleição, se maior de 18 anos;
6- fotocópia do CPF ou do comprovante de inscrição do CPF emitido pela Receita Federal do Brasil;
7- fotocópia da carteira de identidade;
8- uma foto 3x4.


2ª ETAPA - Confirmação de matrícula: será realizada na Coordenação de Curso durante a primeira semana de aulas, através da assinatura da ata de confirmação.


Observações:
1 - Somente serão aceitos, para fins de comprovação de conclusão do Ensino Médio em escolas da rede pública os seguintes documentos além dos já citados nos itens 1 e 2 deste Termo: Certificado obtido: a) na modalidade de Educação de Jovens e adultos; b) na conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Médio – ENEM; c) no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e adultos – ENCCEJA; d) nos exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Para os candidatos inscritos nas vagas reservadas pela Lei N° 12.711/2012 não será aceito o Diploma de Curso Superior para fins de comprovação de ter cursado integralmente o Ensino Médio em Escolas da Rede Pública.
2 - A prestação de informação falsa pelo estudante ensejará o cancelamento de sua matrícula na FURG, conforme prevê o Art. 9° da Portaria Normativa N° 18 de 11 de outubro de 2012.
3 - Os candidatos devem ficar atentos a toda a documentação necessária para a realização da matrícula, pois não serão aceitos documentos fora dos prazos estabelecidos pelo MEC, sob pena de perder a vaga.


4 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).


1ª ETAPA - Realização de matrícula: consiste na entrega dos seguintes documentos:
1 - Original ou fotocópia autenticada em cartório do certificado ou atestado de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º Grau);
2 - Original ou fotocópia autenticada em cartório do histórico escolar.
3- fotocópia da certidão de nascimento ou casamento;
4- fotocópia do certificado de reservista ou de alistamento no Serviço Militar para candidatos do sexo masculino;
5- fotocópia do título de eleitor e do comprovante de votação na última eleição, se maior de 18 anos;
6- fotocópia do CPF ou do comprovante de inscrição do CPF emitido pela Receita Federal do Brasil;
7- fotocópia da carteira de identidade;
8- uma foto 3x4.


2ª ETAPA - Confirmação de matrícula: será realizada na Coordenação de Curso durante a primeira semana de aulas, através da assinatura da ata de confirmação.


Observações:
1 - Somente serão aceitos, para fins de comprovação de conclusão do Ensino Médio em escolas da rede pública os seguintes documentos além dos já citados nos itens 1 e 2 deste Termo: Certificado obtido: a) na modalidade de Educação de Jovens e adultos; b) na conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Médio – ENEM; c) no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e adultos – ENCCEJA; d) nos exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Para os candidatos inscritos nas vagas reservadas pela Lei N° 12.711/2012 não será aceito o Diploma de Curso Superior para fins de comprovação de ter cursado integralmente o Ensino Médio em Escolas da Rede Pública.
2 - A prestação de informação falsa pelo estudante ensejará o cancelamento de sua matrícula na FURG, conforme prevê o Art. 9° da Portaria Normativa N° 18 de 11 de outubro de 2012.
3 - Os candidatos devem ficar atentos a toda a documentação necessária para a realização da matrícula, pois não serão aceitos documentos fora dos prazos estabelecidos pelo MEC, sob pena de perder a vaga.


Ações afirmativas da IES


Candidatos com deficiência.


1ª ETAPA - Realização de matrícula: consiste na entrega dos seguintes documentos:
1 - Original ou fotocópia autenticada em cartório do certificado ou atestado de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º Grau);
2 - Original ou fotocópia autenticada em cartório do histórico escolar. A cópia autenticada em cartório do Diploma de Curso Superior, registrado, substitui o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e o Histórico escolar e os demais certificados.
3- fotocópia da certidão de nascimento ou casamento;
4- fotocópia do certificado de reservista ou de alistamento no Serviço Militar para candidatos do sexo masculino;
5- fotocópia do título de eleitor e do comprovante de votação na última eleição, se maior de 18 anos;
6- fotocópia do CPF ou do comprovante de inscrição do CPF emitido pela Receita Federal do Brasil;
7- fotocópia da carteira de identidade;
8- uma foto 3x4.
9 - laudo médico (via original com no máximo um ano de emissão) que contenha parecer descritivo elaborado pelo médico, em receituário próprio, no qual conste o código da deficiência nos termos do Código Internacional de Doenças - CID e a categoria de deficiência classificada segundo o artigo 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004.


2ª ETAPA - Confirmação de matrícula: será realizada na Coordenação de Curso durante a primeira semana de aulas, através da assinatura da ata de confirmação.
Obs: Os candidatos devem ficar atentos a toda a documentação necessária para a realização da matrícula, pois não serão aceitos documentos fora dos prazos estabelecidos pelo MEC, sob pena de perder a vaga

 

 

Lista Geral de Classificação da Lista de Espera SiSU 1/2013 sairá em breve


A Pró-Reitoria de Graduação - Prograd/FURG alerta aos candidatos inscritos na Lista de Espera do SiSU 1/2013 que nos próximos dias serão divulgadas a Lista Geral de Classificação da Lista de Espera SiSU 1/2013 e a 1ª Convocação para Chamada Nominal Presencial e Solicitação de Matrícula. Nelas constarão as vagas, os nomes dos candidatos titulares e suplentes e o cronograma com data, horário e local para a matrícula.

Todos os candidatos convocados deverão entregar a documentação exigida para matrícula no dia estipulado na convocação, conforme consta no Termo de Adesão da FURG ao SiSU e no Edital nº 1/2012. O Edital e o Termo de Adesão.

 

MATRÍCULAS DA 2ª CHAMADA DO SiSU 2013 NA FURG

 

A Pró-Reitora de Graduação, Prof.ª Denise Varella Martinez, lembra aos candidatos inscritos no Sistema de Seleção Unificada – SISU 2013 que o resultado da Segunda Chamada foi divulgado pelo MEC, hoje, dia 28 de janeiro, no Portal do SISU http://sisu.mec.gov.br. As matrículas da Segunda Chamada serão realizadas nos dias 01, 04 e 05 de fevereiro, das 9h às 12h e das 14h às 18h, no Campus da FURG no município em que será ministrado o curso para o qual o candidato foi aprovado, conforme segue:


LOCAIS:
RIO GRANDE-RS: CIDEC- SUL - Av. Itália, Km 8 s/n° - Campus Carreiros -  Telefone (53) 3233.6666
SÃO LOURENÇO DO SUL-RS: Secretaria do Campus da FURG - Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 2236 - Centro - Telefone (53) 3251.3933
 SANTA VITÓRIA DO PALMAR-RS: Secretaria do Campus da FURG - Endereço: Rua Glicério P. de Carvalho, n° 81 - Bairro Coxilha - Telefone (53) 3263.6500
SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA-RS: Secretaria do Campus da FURG - Endereço: Rua Barão do Caí, 125 - Bairro Cidade Alta - Telefone (51) 3662.6206

 

A Pró-Reitora destaca a importância da consulta ao Termo de Adesão da FURG ao SISU e do Edital nº1/2012, da FURG, disponíveis nesta página eletrônica, em que constam todas as informações referentes ao Processo Seletivo, bem como a relação de documentos exigidos para a solicitação de matrícula .

Os candidatos que optaram pelas vagas reservadas, conforme dispõe a Lei 12.711/2012, deverão atentar para os documentos comprobatórios dos critérios específicos para cada modalidade de vaga reservada. O mesmo vale para os candidatos com deficiência que solicitaram a bonificação de 6% concedida pelo Programa de Ação Inclusiva – PROAI, da FURG. Estas informações também constam do Termo de Adesão.

Perderão o direito à vaga os candidatos que não comprovarem os critérios das vagas reservadas e/ou não entregarem toda a documentação exigida no ato da matrícula.

Outras informações poderão ser obtidas pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

PROCESSO SELETIVO SISU 2013 E MATRÍCULAS DA 1ª CHAMADA NA FURG

 

A Pró-Reitora de Graduação, Prof.ª Denise Varella Martinez, lembra aos candidatos inscritos no Sistema de Seleção Unificada – SISU 2013 que o resultado da Primeira Chamada será divulgado pelo MEC, no dia 14 de janeiro, no Portal do SISU http://sisu.mec.gov.br. As matrículas da Primeira Chamada serão nos dias 18, 21 e 22 de janeiro, das 9h às 12h e das 14h às 18h, no Campus da FURG no município em que será ministrado o curso para o qual o candidato foi aprovado, conforme segue:


LOCAIS:
RIO GRANDE-RS: CIDEC- SUL - Av. Itália, Km 8 s/n° - Campus Carreiros -  Telefone (53) 3233.6666
SÃO LOURENÇO DO SUL-RS: Secretaria do Campus da FURG - Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 2236 - Centro - Telefone (53) 3251.3933
SANTA VITÓRIA DO PALMAR-RS:  Secretaria do Campus da FURG - Endereço: Rua Glicério P. de Carvalho, n° 81 - Bairro Coxilha - Telefone (53) 3263.6500
SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA-RS:  Secretaria do Campus da FURG - Endereço: Rua Barão do Caí, 125 - Bairro Cidade Alta - Telefone (51) 3662.6206

 

A Pró-Reitora destaca a importância da consulta ao Termo de Adesão da FURG ao SISU e do Edital nº1/2012, da FURG, disponíveis nesta página eletrônica, em que constam todas as informações referentes ao Processo Seletivo, bem como a relação de documentos exigidos para a solicitação de matrícula .


Os candidatos que optaram pelas vagas reservadas, conforme dispõe a Lei 12.711/2012, deverão atentar para os documentos comprobatórios dos critérios específicos para cada modalidade de vaga reservada. O mesmo vale para os candidatos com deficiência que solicitaram a bonificação de 6% concedida pelo Programa de Ação Inclusiva – PROAI, da FURG. Estas informações também constam do Termos de Adesão.


Perderão o direito à vaga os candidatos que não comprovarem os critérios das vagas reservadas e/ou não entregarem toda a documentação exigida no ato da matrícula.

Outras informações poderão ser obtidas pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

FURG terá computadores à disposição para inscrições no SiSU

 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no último dia 26 o Edital do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o qual dispõe sobre o cronograma e demais procedimentos relativos ao Processo Seletivo SiSU 2013/1. O edital e outras informações estão disponíveis na página eletrônica www.mec.gov.br.

As informações sobre os 50 cursos de Graduação oferecidos pela FURG para 2013 podem ser encontradas no endereço eletrônico www.furg.br, clicando à esquerda no link Ensino, e informações sobre o SiSU 2013/1 no endereço www.sisu.furg.br. A FURG colocará à disposição computadores com acesso à internet para os candidatos realizarem sua inscrição no SiSU, no período de 07 a 11 de janeiro de 2013, das 9h às 14h, na Pró-Reitoria de Graduação - Prograd, localizada no prédio da Reitoria, no Campus Carreiros da FURG.

Informações adicionais pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

 

Ingresso nos cursos de graduação da FURG, em 2013, será pelo SiSU.



O ingresso nos cursos de graduação se dará através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU/MEC) para 2013. Com isso, a FURG repete a metodologia de ingresso utilizada em anos anteriores: todas as vagas do Processo Seletivo 2013 serão preenchidas pelo SiSU, que utiliza 100% a nota do Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM.